Sorocaba, 07 de Novembro de 2012 - 14:49:51

Já possui cadastro? Faça seu login.

Esqueci minha senha

Louvor

 

 

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

DO MINISTÉRIO DE LOUVOR DA CATEDRAL EVANGÉLICA

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

“falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, " (Efésios 5:19).

Considero que o ministério de música foi instituído por Davi, logo após sua investidura como rei de Israel, sendo, portanto, bíblico. Concluo assim depois de examinar o texto de 1 Crônicas 6.31-48, o qual narra que Davi, logo que a arca foi colocada no tabernáculo, constituiu um certo número de levitas, das descendências de Asafe, Hemã e Jedútun, sobre o serviço de canto da casa do Senhor, os quais ministravam com cântico diante do tabernáculo da tenda da revelação, até que Salomão erguesse o templo em Jerusalém. Diz também a Bíblia que esse foi o dia em que pela primeira vez, Davi definiu que os louvores fossem dados através do ministério dos levitas escolhidos (1 Crônicas 16.7), ordenados, encarregados por ele, e que a tarefa desses levitas era de ministrar continuamente perante a arca (1 Crônicas 16.37), sendo isentos de outros serviços (1 Crônicas 9.33). Mas esses levitas não foram ordenados porque fossem simpáticos ou bonzinhos, mas porque conheciam a música, eram entendidos (1 Crônicas 16.22), "instruídos em cantar ao Senhor, todos eles mestres" (1 Crônicas 25.7). Mais tarde, quando Salomão levou a arca para o templo, logo após a sua construção, os levitas ministraram o louvor no primeiro holocausto oferecido a Deus naquele lugar (2 Crônicas 5.12.14), o qual a glória do Senhor encheu completamente de forma maravilhosa.

No tempo de Neemias, quando Ciro liberou os judeus para voltarem para Judá e para Jerusalém e edificarem o templo que havia sido destruído, lá estavam os levitas, filhos de Asafe, os cantores (Esdras 2.41), contados entre os que compuseram a primeira leva dos que voltaram. E durante a obra de reconstrução dos alicerces do templo, lá estavam os filhos de Asafe, louvando, segundo a ordem dada por Davi (Esdras 3.10).

PALAVRA INICIAL

LEMBRAMOS QUE DAVI AO SER CHAMADO PARA TOCAR SUA HARPA PARA ALIVIAR O REI SAUL, TINHA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS QUE SÃO ESSENCIAIS PARA O MÚSÍCO NA CASA DE DEUS.

Sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele. – 1 SAMUEL 16:18

DAVI TINHA TÉCNICA MUSICAL, CORAGEM, FÉ, SABEDORIA,  BOA APARÊNCIA E COMUNHÃO COM DEUS. ISTO GEROU LIBERTAÇÃO AO REI SAUL E ISTO GERA LIBERTAÇÃO E TRAZ A PRESENÇA DE DEUS NA IGREJA.

ESTA É A FUNÇÃO DO MÚSICO NA CASA DE DEUS, ATRAVÉS DESUA VIDA COM DEUS E DO TALENTO APERFEIÇOADO QUE DEUS LHE ENTREGOU, TRAZER A PRESENÇA DE DEUS À SUA CASA E AS PESSOAS SEREM ABENÇOADAS E ASSIM PREPARAR UM AMBIENTE PARA OUVIR A PALAVRA DE DEUS.

 

 

QUEM COMPÕE O MINISTÉRIO DE LOUVOR NA IGREJA

MÚSICOS, CANTORES, DIRIGENTES, SONOPLASTA E MULTIMÍDIA

 

 

REQUISITOS BÁSICOS PARA O MINISTÉRIO DE LOUVOR

 

 

  1. SER BATIZADO NAS ÀGUAS – Deve ter descido às aguas dos Santo Batismo e batizado por imersão em nome do Pai, do Filho ou do Espírito Santo, quer seja nesta ou outra igreja evangélica

 

  1. TER BOA REPUTAÇÃO: Precisa e deve ter o reconhecimento perante a igreja e a sociedade de uma vida digna.

 

  1. SER CHEIO DO ESPIRITO SANTO DE DEUS: Como todo bom cristão, precisa e necessita ser cheio do Espírito Santo, para desempenhar as suas atividades dignamente, demonstrando alegria, paz, amor, mansidão, etc..

 

  1. SER UM CRISTÃO RESPEITÁVEL: deve ter um procedimento sério, digno de todo respeito e admiração por parte de todos na igreja.

 

  1. TER UMA SÓ PALAVRA: Não deve ser um difamador ou mexeriqueiro, não deve ser alguém que pense uma coisa e diga outra totalmente diferente, não deve ser uma pessoa que diz uma coisa para pessoa e algo diferente para outra.

 

  1. DEVE CONSERVAR O MINISTERIO COM A CONSCIÊNCIA LIMPA: Deve conservar-se firme na revelação graciosa de DEUS, com a consciência pura, sem contaminações intelectuais, espirituais e morais.

 

  1. SEJAM PRIMEIRAMENTE EXPERIMENTADOS: A conduta  deve ser tão boa que ninguém tenha do que o acusar. Este reconhecimento deve ser por parte da igreja e também da sociedade.

 

  1. DEVEM TER EXPERI|ÊNCIA MÍNIMA MUSICAL E PASSAR POR UM TESTE DE APTIDÃO COM O DIRETOR MUSICAL RESPONSÁVEL 

 

  1. ESTUDAR SEMPRE PARA CONHECIMENTO MUSICAL E APERFEIÇOAMENTO

 

 

 

 

RESPONSABILIDADE DO LÍDER DO MINISTÉRIO DE LOUVOR

 

·        FAZER A ESCALA MENSAL DO GRUPO PARA TODOS CULTOS E EVENTOS DA IGREJA LOCAL

·        DISCIPULAR ESPIRITUALMENTE TODA A EQUIPE

·        LEVANTAR NOVOS TALENTOS

·        ORIENTAR E DISCIPLINAR OS MEMBROS DO GRUPO SE NECESSÁRIO

·        PREPARAR MÚSICAS NOVAS E PARA CAMPANHAS

·        ESTAR SEMPRE EM   E COMUNICAÇÃO COM O PASTOR TITULAR PARA AS DECISÕES IMPORTANTES

·        ESTAR EM CONCORDÂNCIA COM AS NORMAS AQUI ESTABELECIDAS

 

 

RESPONSABILIDADES DO DIRETOR MUSICAL E OU CORAL

 

·        FAZER TESTES DE APTIDÃO QUANDO SOLICITADO

·        ORGANIZAR CIFRAS PARA MÚSICAS SOLICITADAS

·        ORGANIZAR E DIRIGIR OS ENSAIOS

·        DAR SUPORTE TÉCNICO PARA TODOS PRINCIPALMENTE NOVOS MÚSICOS

 

 

RESPONSABILIDADES DOS INTEGRANTES

 

“Portanto, façam tudo com decência e ordem”  - I Coríntio. 14: 40

 

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.  - 1 Coríntios 10:31

 

 

COMPROMISSO – SERVIÇO

 

TEMOR AO SENHOR SIGNIFICA RESPEITO, COMPROMISSO E COMO É O PRÍNCIPIO DA SABEDORIA, SIGNIFICA QUE PARA COMEÇAR SEU SERVIÇO ISTO É ESSENCIAL PARA O MINISTÉRIO DE LOUVOR.  – PROVÉRBIOS 1:7

 

 

É indispensável que todo trabalho do grupo esteja sob o conhecimento de seus superiores.

 

Nenhum Ensaio paralelo pode ser marcado quer seja na igreja, casa e ou estúdio sem conhecimento e aprovação do líder.

 

Pontualidade: Já se disse que chegar atrasado a um encontro marcado equivale a mentir e roubar o tempo de outra pessoa. A pontualidade é uma virtude.

 

            Você que é membro do louvor , não pode negar que, é assumir diante de Deus e dos homens, uma responsabilidade diária, em todos os sentidos.

           

Ser assíduo e pontual no cumprimento de seus deveres (prioriza o Reino de Deus).

 

Ser constante dizimista e ofertante, demonstrando assim exemplo para os demais irmãos

 

Ser irrepreensível na moral, na fé, prudente no agir, discreto no falar e exemplo de santidade de vida.

 

Ter compromisso na programação da igreja e nas escalas mensais,

 

            Zelar pela boa aparência da igreja, procurar manter tudo organizado em relação ao seu instrumento no altar ou sala de som, deixar  em bom estado de uso para os cultos, saber tudo que a igreja possui e as necessidades da  igreja, impedir que alguém contribua para a desordem.

 

                        Se acontecer de uma pessoa escalada, por qualquer razão de força maior não puder cumprir a sua escala, a primeira coisa a fazer, é entrar em contato com o seu Líder e informar-lhe detalhadamente do seu impedimento, providenciando, com antecipação, o (a) seu (sua) substituto (a).

 

POSTURA:

 

            Se considerarmos que os integrantes do grupo, são os que ficam no altar em local visível a todos, terá de admitir, inevitavelmente,  como um todo, será uma amostra perfeita de como é aquela igreja, o (a) seu (sua) diretor (a) e até mesmo o seu pastor.

 

            Não queremos ser mais contundentes, podemos dizer que conhecemos uma igreja, pelos que estão na porta principal e no seu interior. Além disto, guarde bem: a primeira impressão é sempre aquela que fica! Assim, todo o cuidado é pouco.

 

            Neste caso, é necessário que se obedeça algumas regras muito sérias de postura, todas muito importantes e de forma permanente. Postura quer dizer posição do corpo, maneira de compor os movimentos pessoais, expressão fisionômica, artifícios de embelezamento do rosto e do conjunto físico como um todo, evitando movimentos exagerados durante o culto, principalmente com seu instrumento ou se movimentar muito.

 

            A postura de um membro do Louvor fora ou mesmo dentro do templo ou do simples salão de culto, deve significar o máximo em elegância e bom gosto, porque afinal, estamos falando da Casa de Deus onde habita o nosso Rei Jesus.

 

            Neste caso, o sorriso de boas vindas e a simpatia no trato, é muito importante, senão até essencial. Ao Chegar na Igreja antes de subir no altar ou ao descer do altar cumprimentar o maior número de pessoas que alcançar, um simples sorriso pode mudar tudo em relação ao culto.        

 

            A postura alegre mostra que o culto que está para começar, será algo especial e a pessoa que está chegando, pode ter certeza de que a bênção do Senhor estará presente naquele lugar, portanto: ALEGRIA!

VESTIMENTA:

 

           

         O Ministério de Louvor não usa uniformes como os outros ministérios da igreja, mas a vestimenta deve ser exemplar.

 

HOMENS: Roupa Social Básica ou Clássica. ( Camisa, calça social e Sapato, e ou Terno), em caso de calça jeans, camiseta e ou tênis não usar cores fortes, estampas, nada que chame muita atenção.

 

MULHERES: Vestidos Longos, não apertados e cores básicas. No caso de calças nada que defina o corpo feminino e que tenham estampas ou cores fortes.

 

 

.

HIGIENE PESSOAL:

 

           

            Estamos nos referindo à limpeza, ao asseio físico. Nesse caso, unhas limpas e bem aparadas, cabelos bem penteados, pele limpa e com boa aparência, um bom desodorante e até um bom perfume, se for possível, serão bem-vindos em qualquer lugar, principalmente entre as pessoas.

 

            Com relação aos homens, a regra é a mesma: barba bem feita, unhas limpas e aparadas, um bom desodorante, cabelos bem penteados. Não usar brincos, piercing, cabelos extravagantes e coloridos, nada que chame muito a atenção ou possa escandalizar o próximo.

    

 

 

 

VIDA ESPIRITUAL

 

·         CONSAGRAÇÃO   E SANTIFICAÇÃO - é a  separação do mundo e do pecado  e aproximar-se de Deus através do Jejum, Oração, Adoração e Leitura da Palavra de Deus e ter uma comunhão com ele diariamente.

 

        Romanos 12:1  – “ Rogai-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresentei o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.. “

 

 

·        SUBMISSÃOObediência a Deus, sua palavra, à liderança estabelecida no grupo e igreja local, e a este regulamento.

 

 

 

REGULAMENTO INTERNO:

 

NOS ENSAIOS:

 

TÉCNICO DE SOM

 

  • DEVE CHEGAR 10 MINUTOS QUE ANTECEDEM O MESMO PARA LIGAR EQUIPAMENTO

 

  • DEVE PERMANECER NO ENSAIO PARA ACOMPANHAR O MESMO E AUXILIAR EQUIPE

 

  • DEVE MANTER SOMSOMENTE NO RETORNO DO PALCO, COM EXECESSÃO PARA PASSAGEM SOM PA

 

  • DEVE DESLIGAR TODO O EQUIPAMENTO ANTES DE SE RETIRAR

 

 

MÚSICOS E VOCAIS

 

  • DEVEM CHEGAR 10 MINUTOS ANTES DO ENSAIO PARA TESTAR EQUIPAMENTO

 

  • EVITAR CONVERSAS PARALELAS NO ENSAIO BEM COMO BRINCADEIRAS

 

  • OBEDECER RESPONSÁVEL DO SOM EM RELAÇÃO ALTURA DOS INSTRUMENTOS

 

  • RESPEITAR AS DECISÕES DO DIRIGENTE

 

 

 

 

 

 

DIRIGENTES

 

  • ESCOLHER MÚSICAS ANTECIPADAMENTE REPASSANDO AOS MUSICOS E VOCAIS. EVITAR MAIS QUE UMA MÚSIC A NOVA OU DESCONHECIDA PARA O MESMO CULTO.

 

  • EVITAR PERDER TEMPO COM MÚSICAS CONHECIDAS NO ENSAIO, PRIORIZAR AS NOVAS E DESCONHECIDAS DO GRUPO.

 

  • SEMPRE MOSTRAR AO LÍDER MÚSICAS NOVAS PARA APROVAÇÃO.

 

  • VERIFICAR LETRAS DATA-SHOW ANTES DO DIA DO CULTO

 

  • COMEÇAR E TERMINAR  ENSAIO NO HORÁRIO ESTIPULADO

 

  • NÃO PERMITIR PARTICIPAÇÃO DE MÚSICOS E OU VOCAIS COM ATRASO OU FALTA SEM JUSTIFICAÇÃO.

 

 

TODOS

 

  • NÃO USAR BONÉS, BERMUDAS E OU ROUPAS CURTAS NO ALTAR

 

  • RESPEITAR HORÁRIO  DO ENSAIO PARA NÃO ATRAPALHAR OUTRAS PROGRAMAÇÕES DA IGREJA.

 

  • ATENÇÃO AOS MÚSICOS PAIS COM SEUS FILHOS NO TEMPLO.

 

 

 

 

 

NOS CULTOS

 

TÉCNICO DE SOM

 

  • DEVEM  CHEGAR 30 MINUTOS QUE ANTECEDEM O CULTO PARA LIGAR O EQUIPAMENTO E PASSAR SOM RAPIDAMENTE DOS MÚSICOS E CANTORES

 

  • DEVE LIGAR MÚSICA EM SOM BAIXO 15 MINUTOS  ANTES DO INÍCIO DO  CULTO  E NÃO PERMITIR PASSAGENS DE INSTRUMENTOS E MICROFONES APÓS ESTE HORÁRIO PARA NÃO INCOMODAR OS MEMBROS QUE ESTÃO CHEGANDO NO CULTO.

 

  • TER ATENÇÃO CONSTANTE AO PASTOR, DIRIGENTE E MÚSICOS DURANTE TODO O CULTO PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS MESMOS.

 

  • AO INICIAR O CULTO ANDAR POR TODA A IGREJA PARA AVALIAR A QUALIDADE E NECESSIDADE DO SOM

 

  • APÓS ENCERRAR O CULTO COLOCAR SOM BAIXO POR 10 MINUTOS

 

  • DEVE DESLIGAR TODO O EQUIPAMENTO ANTES DE SE RETIRAR

 

 

MULTIMIDIA

 

  • DEVE-SE CHEGAR 30 MINUTOS QUE ANTECEDEM O CULTO

 

  • LIGAR EQUIPAMENTO E PASSAR SLIDES DE AVISOS ANTES DO CULTO

 

  • PROCURAR DIRIGENTE DE LOUVOR PARA VER AS LETRAS

 

  • PROCURAR  PASTOR PARA VER VÍDEOS E AVISOS SE NECESSÁRIO

 

MÚSICOS E VOCAIS

 

  • DEVEM CHEGAR 30 MINUTOS ANTES DO ENSAIO PARA TESTAR EQUIPAMENTO. LEMBRANDO QUE 15 MINUTOS ANTES QUE ANTECEDEM O CULTO NÃO SERÁ PERMITIDO  A PASSAGEM DE SOM

 

  • EVITAR CONVERSAS PARALELAS NO ALTAR DURANTE O CULTO

 

  • NO MOMENTO DA MENSAGEM DEVE-SE SENTAR E OUVIR A MESMA COM ATENÇÃO E RESPEITO QUER ESTEJA ESCALADO OU NÃO, PRIORIZANDO SENTAR-SE NA FRENTE O QUE ESTIVER ESCALADO. NÃO É PERMITIDO FICAR EM PÉ NA IGREJA COM CONVERSAS PARALELAS

 

  • LEMBRAR-SE DA EXPRESSÃO CORPORAL E FACIAL. SABEMOS QUE TEMOS LIBERDADE DIANTE DE DEUS.  MAS DEVEMOS FAZER TUDO COM DESCÊNCIA E ORDEM, SENDO ASSIM CUIDADO COM EXPRESSÕES FORTES FACIAIS E CORPORAIS QUE CHAMAM MUITO ATENÇÃO PARA SI MESMO E TAMBÉM, CUIDADO COM EXPRESSÕES DE DERROTA E TRISTEZA.

 

  • ATENÇÃO NO PASTOR E DIRIGENTE DE LOUVOR DURANTE O CULTO

 

DIRIGENTES

 

  • DEVE CHEGAR ANTES QUE TODOS, ACOMPANHAR A PASSAGEM DE SOM E LEVAR TODOS PARA ORAÇÃO ANTES DO CULTO.

 

  • INICIAR O CULTO PONTUALMENTE.

 

  • MANTER MÚSICAS ESCOLHIDAS E ENSAIADAS. EM CASO DE MUDANÇA CONVERSAR COM O GRUPO PARA VER A POSSIBILIDADE DE ALTERAR

             SALVO MÚSICAS CONHECIDAS.

 

  • NÃO PERMITIR MÚSICOS E OU VOCAIS SUBIREM NO ALTAR APÓS INÍCIO DO CULTO EM CASO DE ATRASO EXCESSIVO.

 

  • EVITAR ORAÇÕES LONGAS E MELANCÓLICAS NO INÍCIO DO CULTO

 

  • EVITAR PARA O CULTO PARA CONTAR TESTEMUNHO E OU PREGAR, LEMBRE-SE O PASTOR JÁ PREPAROU A MENSAGEM DO CULTO

 

  • ATENÇÃO NAS EXPRESSÕES CORPORAIS E FACIAIS,

 

  • OBEDECER AO TEMPO ESTIPULADO PELO PASTOR NA MINISTRAÇÃO

 

  • COMUNICAÇÃO COM PASTOR TITULAR AO TEMPO DISPONIVEL DA  MINISTRAÇÃO E MÚSICAS SOLICITADAS DE CAMPANHA

10 ERROS  QUE  UM  DIRIGENTE   NÃO  PODE  COMETER

 

1- Não se preparar musicalmente e espiritualmente para a ministração.

2 - Utilizar o púlpito para desabafar.

3 - Gritaria.

4 - Expor os músicos, dirigentes ou técnicos durante a ministração.

5 - Usar muitas ilustrações e dinâmicas durante a ministração.

6 - Contar histórias ou piadas fora de hora.

7 - Ministrar o tempo todo com os olhos fechados ou olhar só para uma direção.

8 - Exagerar nos improvisos.

9 - Cantar cânticos com o qual não está familiarizado.

10 - Cantar sempre as mesmas músicas nas ministrações.

 

 

 

10 COISAS NO DIRIGENTE DE LOUVOR QUE  INCOMODAM O PASTOR.  SEGUNDO O MINISTRO DE LOUVOR RON KENOLY
 

  1. Não começar na hora
  2. Não terminar a tempo
  3. Falar muito antes, durante e depois do culto
  4. Cantar coros que não são apropriados para a adoração
  5. Roupa inadequada
  6. Ir muito além das pessoas e perder-se no seu próprio mundo
  7. Abuso verbal com relação à congregação, quando a resposta não é a desejada
  8. Cantar numa tonalidade muito alta, ou muito baixa, para a congregação
  9. Redundância por cantar os mesmos coros, semana após semana
  1. Ter a sua própria agenda, e não priorizar serviço casa de Deus

 

 

Pastor Flávio Antonio Corrêa Leite – Presidente da Ces

Pastor Marcelo Almeida – Coordenador de Louvor Ces

Agenda

  • Noite de Glória com Pr. Flavio Antonio

    CES Pq. Bela Vista - Votorantim

    25/09/2014 - 20:00:00

  • Noite de Glória com Pr. Flavio Antonio

    CES Wanel Ville

    02/10/2014 - 20:00:00

  • Santa Ceia

    Todas as Igrejas CES

    05/10/2014 - 19:00:00

  • Encerramento da Campanha Cura Divina

    Todas as Igrejas CES

    12/10/2014 - 19:00:00

  • Noite de Glória com Pr. Flavio Antonio

    CES Maceió

    13/10/2014 - 20:00:00

  • Noite de Glória com Pr. Flavio Antonio

    CES Maceió

    14/10/2014 - 20:00:00

  • Noite de Glória com Pr. Flavio Antonio

    CES Maceió

    15/10/2014 - 20:00:00

  • Noite de Glória com Pr. Flavio Antonio

    CES Maceió

    16/10/2014 - 20:00:00

  • Início das Primícias 2014

    Todas as Igrejas CES

    19/10/2014 - 19:00:00

  • Santa Ceia

    Todas as Igrejas CES

    02/11/2014 - 19:00:00

Galeria de imagens

Mensagens (áudio)

Seja você também um doador:
Banco Bradesco

Banco Bradesco

Agencia: 3147

Conta corrente: 16181-0

Favorecido: Catedral Evangélica

Banco do Brasil

Banco do Brasil

Agencia: 6856-X

Conta corrente: 1619-5

Favorecido: Catedral Evangélica

Todos os diretios reservados à igreja Catedral Evangélica CES
Site desenvolvido por DiMM Tecnologia - Soluções Web